domingo, 19 de setembro de 2010

Esternocleidomastoideu

Caros leitores,
Começa agora uma nova etapa na minha vida e com isto entro num novo mundo: A UNIVERSIDADE.

O Esternocleidomastoideu representa apenas uma pequena parte da vasta anatomia do nosso corpo que terei que estudar durante os vários anos que se apresentam à frente e que me irá certamente dar muita dor de cabeça mas que, penso eu,irá ser coisa interessante .

Mas perguntam vocês: porquê o esternocleidomastoideu?

Bem, o esternocleidomastoideu, segundo a famosa Wikipedia "é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço. Largo e robusto, é constituído, no tramo torácico, por duas cabeças: a esternal e a clavicular. É inervado pelo nervo espinal, nervo CXI. Este músculo permite três acções diferentes: a rotação da cabeça para o lado contrário, a inclinação lateral, e uma leve extensão da cabeça."

Enfim, como podem verificar, é um músculo de grande importância. Eu podia dizer-vos que escolhi este nome para o meu novo blogue porque a extensão da cabeça que este músculo permite tem o significado de conseguirmos ver mais longe, ver mais além, mas não, não foi por isso que eu o escolhi. Simplesmente hoje vi a exposição Bodies e gostei do nome que tem particular fama devido ao filme "Canção de Lisboa" onde aparece associada ao famoso Vasco Santana que representa o papel de um estudante de Medicina, tal como eu agora sou!

Se é bonito? Eu acho que sim! Não gostam, acham que é esquisito? Olhem temos pena! Eu gostei! xD

As coisas mudaram, eu mudei, sou uma Moura no Norte e uma coisa é certa: esta Moura vai fazer o melhor que pode e mostra-vos de que massa é feita e que ideias pairam na sua cabecinha de vento!

Enjoy...